Olá, meu nome é Willian Maia, e esta é a primeira postagem sobre arcos no site O Rei do Mato. Postei esta matéria originalmente no blog Maia Bows.
Este espaço será dedicado a matérias sobre o milenar mundo da arquearia, mais especificamente sobre a construção de arcos e flechas de madeira.
O interesse por arcos
Desde criança sempre me interessei por coisas relativas à tecnologia primitiva, desde a obtenção de fogo sem artifícios modernos até a confecção de armas. Sempre que dispunha de algum material, bambu ou algum galho cuidadosamente escolhido, eu fazia arcos e flechas para brincar. As flechas eram feitas de varetas de bambu, e a corda do arco normalmente de linha de nylon de pesca. Um upgrade na minha tecnologia veio quando assisti ao filme do Robin Hood estrelado por Kevin Costner. Naquela época não tínhamos a internet à nossa disposição, e copiei o esquema de fabricação das flechas, derretendo chumbo e formando pontas num molde entalhado em madeira.
Cabe aqui ressaltar que, no Brasil, não temos absolutamente nenhuma tradição na arquearia ainda que nossos índios os usassem com bastante eficiência. Os norte-americanos são os que hoje possui melhor acesso a informação e acessórios à confecção de arcos e flechas, com inúmeras lojas online vendendo para o mundo inteiro. Mas não precisamos de toda tecnologia do mundo para construir arcos, afinal, eles eram construídos a milhares de anos sem tecnologia alguma, e tornaram possível a caça e defesa por séculos.
Eu conheci o mundo da arquearia tradicional e primitiva através de um artigo publicado por um grande amigo e profundo conhecedor das técnicas de construção de arcos. Sua identidade e artigo publicarei em breve assim que eu tiver autorização do mesmo.
Desde então tenho construído arcos para mim, e para amigos, tão apaixonados quanto eu pelo mundo das tecnologias primitivas. Espero que as informações que aqui compartilharei sirvam de inspiração para mais e mais pessoas conhecerem o mundo dos arcos e flechas.
Um abraço a todos e bons tiros!!!