Após mais de 2 anos sem acontecer, acima de tudo por causa da pandemia, rolou a 3ª edição do Hupur Bushcraft em 2022, evento que vem se consolidando como o maior e mais importante do país.
O que é o Hupur Bushcraft?
Hupur significa “alumiar com fogo” em língua kaingang e tem a missão de reconectar os participantes com tradições ancestrais, entre elas: fazer fogo primitivo, construir arcos para a sobrevivência, montagem de abrigos bem como tudo mais relacionado ao universo outdoor e do bushcraft. O evento, antes de mais nada, se torna uma grande irmandade com troca de informações e experiências entre os participantes e conta também com área para venda de equipamentos para a prática esportiva.
Onde aconteceu o III Hupur Bushcraft 2022?
O Hupur deste ano aconteceu em São Bernardo do Campo/SP, na Fazenda Planeta Natureza que fica há aproximadamente 40km do centro da cidade e a escolha do local deixa o evento ainda mais emocionante. Para ir até lá você precisa, invariavelmente, atravessar a linda Represa Billings, importante reservatório de água, assim como área de lazer da região metropolitana de São Paulo.
A fazenda é enorme e conta com uma ótima infraestrutura para eventos, bem como mata nativa e muito verde. A temperatura varia facilmente dos 30° durante o dia para 10º ou menos na madrugada, principalmente no inverno. Antes de mais nada, é importante ir preparado! Levar roupas leves e protetor solar é importante tanto quanto agasalhos e cobertores.
O evento aconteceu durante os dias 22, 23 e 24 de julho e, nesse meio tempo, contou com diversas oficinas e palestras.
Programação III Hupur Bushcraft 2022
Dia 22/07
Oficinas
- 08h. A arte do acerto – Coelho
- 09h. Try Stick – Francisco Carlos Schmidt Machado
- 10h. Fogo no modo flint and steel – Alex Sandro de Moraes dos Santos
- 11h. Roda de Conversa – Natureza, fogo e Filosofia: Reflexões sobre a importância do fogo no desenvolvimento humano – Emerson Facão
- 11h. Nós e amarras – Fabiano Roberto Batista
- 14h. Pancs como alimentação alternativa, armazenamento e conservação de alimentos – Leopoldo Rojas Gavilan
- 15h. Princípios básicos de flintknappin – Dhonatan Oliveira dos Santos
- 15h. Montagem de abrigos com tarp – Jorge Mato Verde
- 16h. Roda de Conversa – Radiocomunição em situações de emergência – Fred Cunha
- 17h. Artes primitivas – Adenilson Albino
Palestras
- 19h. A jornada do Hupur Bushcraft – Humberto Costa
- 20h. Bushcraft é uma prática saudável – Giuliano Toniolo
Dia 23/07
Oficinas
- 09h. A história do arco e o seu uso na sobrevivência – William Maia (Confira aqui o Blog do Maia)
- 11h. Comida Mateira – Emerson Luis Recieri
- 11h. Roda de Conversa – Medicina e resgate em áreas remotas – Alexandre Claro Haber
- 14h. Construção de arcos primitivos – Dhonatan Oliveira dos Santos
- 14h. Tree Climb (Escalada em árvore) – Edson Frias
- 15h. Fogo por fricção – Bow Drill – Humberto Costa
- 15h. Cerâmica da Mata Atlântica – Ana Lúcia Carvalho
- 16h. Interação com animais e Educação Ambiental – Ser Natureza
- 16h. Roda de conversa – Sobrevivência nas Forças especiais – Sgt. Marco Antônio(Assombroso)
- 17h. Roda de Conversa – Radiocomunição em situações de emergência – Fred Cunha
- 18h. Roda de Conversa – Como trabalhar resiliência e fortalecer o poder mental em situações extremas – Erika Rodrigues
- 18h. Roda de conversa – Ancestralidade no Bushcraft e sobrevivência – Luciano Tigre
Palestras
- 19h. Identificação e cuidados com animais peçonhentos em atividades na natureza -Saymon de Albuquerque (Clique aqui para saber mais sobre serpentes peçonhentas)
- 20h30h. Técnicas de Bushcraft medievais – Medieval Market
Dia 24/07
- 10h. Tenda de escambo – trocas e negociações de itens e equipamentos pessoais relacionados à Bushcraft e sobrevivência.
Organização
A organização do Hupur Bushcraft conta com os renomados amigos, Saymon Albuquerque, Humberto Costa e Giuliano Toniolo. Os três dispensam apresentações, sendo assim referência na prática de Bushcraft no país.
Com nomes de peso como estes não é de esperar nada menos que muito cuidado e dedicação na seleção dos palestrantes, bem como na organização geral do evento.
Em primeiro lugar, as oficinas aconteceram conforme a programação. Cada setor do evento contava com área própria, ou seja, todas foram muito bem distribuídas ao longo do enorme espaço da fazenda. Era preciso caminhar um pouco entre as áreas das oficinas, contudo havia mais silêncio e concentração para se executar cada atividade. Embora parecesse um problema, por fim se tornou uma grande vantagem. Do mesmo modo, era divertido poder conhecer um pouco de cada cantinho da fazenda.
O III Hupur Bushcraft com certeza deixou saudade em quem participou e, da mesma forma, aquela vontade de estarmos todos juntos em breve.
Quero deixar aqui um agradecimento especial ao Valdeni do Fogo Primitivo 2.0 pela carona e, igualmente pelo tour na volta até São Bernardo do Campo!