Frequentemente o Brasil enfrenta grandes surtos de dengue, zika, chikungunya e outras doenças transmitidas por mosquitos, em especial o Aedes aegypt. Uma solução eficiente e que sempre carrego comigo, seja nas aventuras no mato e também na cidade, é o repelente natural.
Ele é um produto muito controverso e toda a polêmica gira em torno da não confiabilidade em seus efeitos repelentes. Apesar disso, porém, tanto eu quanto pessoas próximas utilizo e atesto a sua eficiência. Claro que a eficácia do repelente depende de vários fatores, como o tipo de pele e o excesso de suor.
Além de repelir insetos, uma de suas grandes vantagens é de não possuir nenhuma toxicidade, pois é feito somente com produtos naturais. Outro ponto positivo, é o baixo custo final para se confeccionar.
Ingredientes
500ml de álcool de cereais: pode ser usado álcool comum mas o de cereais é mais indicado para a pele.
50 gramas de cravo da Índia: o aroma do cravo tem poderoso efeito repelente.
100 ml de óleo de andiroba: ele tem duas funções aqui: ampliar ainda mais a eficácia do produto já que ele também é repelente e hidratar a pele após a secagem do álcool. Pode-se usar qualquer outro óleo corporal, mas quanto mais inodoro, melhor. Da mesma forma, pode ser acrescentado óleo mineral também caso tenha alguma dificuldade em encontrar o óleo de andiroba, embora o óleo mineral tenha uma origem menos natural e orgânica.
Como fazer o repelente natural
Fazer o repelente caseiro é algo muito simples. Basta colocar as 50 gramas de cravo-da-índia ao 500ml de álcool de cereais e deixar em infusão por 5 dias. Lembre-se de agitar sempre a solução duas vezes ao dia. Não tem problema deixar um pouco mais que estes 5 dias. Passado este tempo, coe a solução descartando o cravo e usando somente o álcool restante.
Para coar, é interessante usar um tipo de coador bem fino para que não passe nenhum fragmento do cravo. Isso deve ser levado em consideração, principalmente se for usar o produto em alguma embalagem de spray, pois as partículas do cravo podem entupir a saída por onde passa o líquido.
Após este passo, você irá adicionar os 100 ml de óleo de andiroba aos 500ml de álcool. Você terá 600ml de repelente caseiro!
Para guardar a solução final, coloque todo o conteúdo da mistura em um recipiente que comporte os 600 ml. Caso queira usar em trilhas, para não ter que carregar todo este volume, coloque a quantidade aproximada do que irá usar em outro recipiente. Embalagens de 50 a 100 ml são ideais pois, terão pouco volume e peso para a sua mochila.
SEMPRE que for aplicar o repelente, lembre-se de agitar para misturar todo o conteúdo, pois a densidade do álcool e do óleo são diferentes e não se misturam sozinhos.
Qual a sua experiência com o repelente caseiro? Deixe aí nos comentários!