A técnica do tecido carbonizado (ou algodão carbonizado) é uma técnica muito antiga, usada e aprovada através do tempo. É muito útil para acender fogo, principalmente em situações difíceis, ou quando você tem apenas um faíscador (como uma pederneira) disponível.
Quais materiais necessito?
1- Lata com furo na tampa
2- Tecido de algodão (jeans, lona ou outro)
3- Fogo
Como fazer tecido carbonizado?
Primeiramente corte o tecido num tamanho razoável para uso. Não há um tamanho correto, mas 8x5cm pode ser uma boa medida. Coloque algumas unidades na lata. É necessário que a lata tenha um furo em sua tampa. Se sua lata não tiver o furo, providencie um com um prego ou a ponta de uma faca.
Tampe a lata e leve ao fogo. Antes de mais nada, procure fazer isso em local aberto ou bem arejado para evitar intoxicação pela fumaça. Após alguns minutos irá sair fumaça pelo furo. Se acaso houver uma chama saindo pelo furo não se assuste pois é normal!
Logo após a fumaça parar, retire do fogo e tampe o furo. Um palito de fósforo pode servir para esta finalidade. Aguarde esfriar a lata para poder manuseá-la.
Após esfriar o tecido carbonizado estará pronto!
Como usar?
Com um faíscador, faça faíscas e cuide para que elas atinjam o tecido carbonizado. Ao atingí-lo elas irão propagar-se por ele e você terá tempo de acender uma mecha (isca) previamente preparada. Como a brasa leva tempo antes que queime o tecido completamente, você terá várias chances até que ela consuma todo o tecido.