Tromba D’água (Cabeça D’água) – Como Identificar?

Tromba d'água (cabeça d'água) - Como identificar?

O período entre outubro e março é considerado a estação chuvosa em grande parte do Brasil. Nestes meses concentra-se a maior parte de chuvas e muitas regiões do país são mais propensas à famosa tromba d’água. Este é um grande perigo para quem estiver em rios bem como em cachoeiras. Confira como identificar e como evitar tornando a sua aventura muito mais segura!

Tromba D’água ou Cabeça D’água?

Tromba D’água é um termo popular que se refere à um aumento repentino no volume de água de rio ou cachoeira, formando portanto uma enxurrada destruidora. Alguns especialistas preferem o termo “enxurrada”. Entretanto cabeça D’água seria o nome mais correto já que tromba d’água é o nome de um fenômeno em que um tornado “suga” a água do mar. Mesmo assim, as pessoas preferem o termo “tromba” ao invés de “cabeça”.

Este aumento repentino tem alto poder destrutivo. O volume de chuva, a topografia e a largura entre as margens são fatores que podem contribuir com esta força. Muitas vezes, a largura entre as margens não comporta o volume de água, não só transbordando o rio como também causando enchentes no entorno do rio.

Quando se está em um rio, uma tromba d’água pode aparecer e destruir tudo em questão de segundos. Ela destrói tudo em seu caminho, levando consigo o que encontrar. É potencialmente letal! Por este motivo, elaboramos o texto para lhe dar dicas preciosas de como identificar e como evitar. Compartilhe com seus amigos pois assim podemos salvar muitas vidas!

Tromba D’água - Como Identificar?
Mesmo distante, uma tempestade pode representar um risco real para você.

Como identificar a chegada de uma Tromba d’água?

Sempre enfatizamos a importância de se estar atento a alguns sinais que podem indicar a aproximação de uma tromba d’água e lhe proporcionar algum tempo para salvar, não apenas você, mas também quem mais estiver próximo. São eles:

  • Aumento repentino, ainda que pequeno, no volume e na força da água.
  • Excesso de detritos como folhas e galhos.
  • Alterações na turbidez da água. A água fica turva porque a pressão levanta sedimentos do fundo do rio, bem como retira areia e barro das margens.
  • Som alto e diferente, vindo da parte alta do rio (rio acima). Um grande volume de água certamente faz muito barulho. Fique atento, entretanto, a qualquer som atípico.

O que observar ao chegar em um rio ou cachoeira?

Detritos depositados em galhos de árvores são típicos de tromba d’água. Observe o curso normal do rio metros abaixo.
  • Analise possíveis rotas de fuga e pontos mais altos. Antes de chegar a algum rio ou cachoeira, sempre olhamos para possíveis rotas de fuga caso aconteça uma cabeça d’água. A melhor saída é para locais mais altos em relação ao rio. Sendo assim, observe o ambiente à sua volta sempre que chegar a algum curso d’água. Defina os melhores pontos que consiga chegar em segurança e salvar sua vida e de quem mais estiver por perto.
  • Analise as bordas das margens. As “paredes” presentes mostram até onde a água costuma chegar. Detritos presos a galhos de árvores e mato curvado em uma direção também pode indicar possível passagem da água por ali. Dessa forma você tem uma ideia de até onde a água pode chegar. Ainda assim saiba que ela pode subir muito mais desde que haja condições ideais para isso.
  • Sempre observe rio acima. Fique sempre atento à direção de onde o rio vem enquanto procura por qualquer alteração no fluxo da água. Em caso de tromba d’água, você conseguirá sair e ainda avisar às demais pessoas.
  • Use algum ponto de referência na margem. Marque visualmente uma pedra, galho ou planta para, de tempos em tempos, observar se o volume de água alterou em relação à este ponto.
Pela borda você consegue perceber claramente até onde a água do rio pode chegar. O limite é mostrado pela borda mais “vertical”.

Qual tipo de lugar evitar?

  • Evite cânions e áreas sem rota de fuga.
  • Evite cachoeiras e curvas de rios. Em pontos como estes você pode ser surpreendido sem ter tempo para sair em segurança, pois a visualização do curso da água é comprometida.
  • Evite ficar na parte funda do rio ou cachoeira, fique mais próximo à margem.Assim você terá tempo para sair.
Evite locais como este, sem rota de fuga fácil em caso de emergências.

Período do ano e clima

  • A maior parte das trombas d´água acontecem no verão e é mais propícia em tempestades de fim de tarde, mas da mesma maneira podem ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer período do dia.
  • Um céu claro não é garantia de segurança. Uma tempestade pode acontecer na cabeceira do rio, há quilômetros de distância e mesmo assim chegará onde você estiver.
  • Tente saber de qual direção a nascente do rio está e observe se alguma tempestade se forma por lá. Da mesma forma que no tópico anterior, ela pode acontecer fora da sua linha de visão, mas é um sinal caso você consiga visualizar algo.
  • Fique atento à previsão do tempo. Apesar de não podermos confiar 100% nas previsões meteorológicas ainda assim são uma ferramenta. Acesse aqui o site do Instituto Nacional de Meteorologia e saiba a previsão do tempo para a sua região.

O que fazer se for atingido por uma tromba d’água?

  • Se pego por uma tromba d’água, tente boiar com as pernas na direção para onde o rio corre (rio abaixo) para absorver impactos e desviar-se eventualmente de possíveis obstáculos (pedras, galhos).
  • Tente também nadar na diagonal em direção à margem e, ali, se agarrar a algo para sair do curso d’água.

Cuidados adicionais

  • Saia da água caso identifique qualquer um dos sinais e vá para o ponto mais alto e afastado possível do rio.
  • Dobre a atenção se estiver com crianças ou idosos pois a mobilidade deles é reduzida.

Reinaldo Figueiredo

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *